sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dualidade Humana

Razão e emoção. Emoção e razão.Assim com o Yin e o Yang,o Bem e o Mal.a verdade e a mentira,a razão e a emoção são duas forças antagônicas que regem a vida humana,mas apesar de opostas são ao mesmo tempo inseparáveis,uma complementa a outra.
Quem nunca deixou o coração falar pela razão?Quem nunca deixou a emoção tomar a decisão?Quase sempre isso não é bom!As vezes,decisões tomadas sob influência da emoção trazem conseqüências graves para nossas vidas,nãoé mesmo?
Entre nós,quem nunca agiu pela emoção em determinado momento da vida, e lã na frente não se arrependeu?O erro faz parte de nossas vidas;com ele,adquirimos experiência,amadurecemos na vida e aprendemos a não cometê-los novamente.
Infelizmente, há em nosso meio,seres fracos que não aprendem a lição;erram e persistem no erro.Faz-se necessário aprender a evidenciar o uso da razão em nossas vidas.É preciso abrir mão de certos sentimentos e emoções que nos enfraquece e nos torna presas fáceis para mentes mal-intencionadas.
Em certos momento, é preciso haver um sobrepujo da razão sobre a emoção.Deve-se deixar de lado os sentimentos e ser racionais em determinadas escolhas e oportunidades que a vida oferece.
Pode-se dizer que a própria vida é racional.Muito raramente ela oferece uma segunda chance.Agora,quando se deve usar a razão?E quando se deve usar a emoção?Bom,essa pergunta,cabe a cada um responder por si próprio.

4 comentários:

Unknown disse...

temos a tendência no nosso dia dia
a considerar mais o nosso lado
emocional,porq nos parece mais fácil,mais verdadeiro,mais justo
porq seguir o lado da razão se torna difícil a partir do momento
em q somos levados a considerar
a opinião alheia e ter a possibilidade de descobrir q estávamos o tempo todo errados.

Unknown disse...

temos a tendência no nosso dia dia
a considerar mais o nosso lado
emocional,porq nos parece mais fácil,mais verdadeiro,mais justo...
já optando pelo lado racional se torna mais difícil a partir do momento em q somos levados a considerar a opinião alheia e aí criarmos a possibilidade de descobrir q estávamos o tempo todo errados,o q num mundo kda vez mais
egoista como o nosso voltar atrás pod ser enkrado,para alguns como um sinal de fraqza.

Unknown disse...

nossa vc escreveu isso pensando em mim foi,é realmente muito profundo.
adorei.

Drica disse...

erro que erro?? não existe erro existe tentativas de acertos!! escolha o tempo todo até mesmo quando decidimos não escolher...abraços