quinta-feira, 10 de abril de 2008

Animal Racional


A racionalidade. A capacidade de pensar.Possivelmente,a única coisa que torna nossa espécie diferente das outra criadas por Deus.Mas será mesmo que somos tão racionais assim?Basta ligarmos a TV da sala e ver nos noticiários: Pais que jogam seus filhos pela janela ;Jovens armados que invadem escolas e saem atirando em todo mundo;Outros,por se considerarem superiores,ateiam fogo em mendigos.

Será que pessoas capazes de cometer esses e outros tipos de Barbárie têm mesmo a tal da racionalidade que fazem de nós tão diferentes?Pelo contrário,atitudes como essas só vêm ratificar como a mente humana pode ser tão irracional.É até um crime afirmar que os animais são seres irracionais.Será que são mesmo assim tão irracionais?

Nietzsche, filósofo alemão, disse certa vez: ”O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele”.Se você para parar pensar,vai acabar concordando com a afirmação.Será que o Ser Humano poderia mesmo ser descendente deste simpático símio?

Talvez o maior mal que um macaco possa cometer seja matar outro semelhante para defender a si próprio e sua cria,ou seja,pelo mais primitivo instinto de sobrevivência.Já a mente humana,a maior das criações,quer para o bem ou para o mal,é capaz de cometer as mais terríveis atrocidades para saciar os desejos mais obscuros do seu coração como a inveja,a cobiça,a avareza,ou simplesmente o prazer de causar a dor alheia.

Atualmente, muito se fala sobre o aquecimento global. A Terra está morrendo;e o que estamos fazendo para mudar isso?Nada. Não fazemos nada. Poucas pessoas se importam com o mundo à sua volta. A maioria só se preocupa com suas vidas vazias e supérfluas.

Outros, os grandes empresários, também não se importam; estão completamente cegos pelo amor ao dinheiro e continuam sua exploração irracional dos recursos naturais.Não tem a consciência de que sem a Terra eles não são nada.Diante disso tudo pergunta-se:Quem,afinal de contas é o animal racional?

(Kácio Willian)


0 comentários: